Busca

Ferramentas de marketing digital para otimizar o trabalho e garantir resultados

14/01/2022

Existem inúmeras ferramentas de marketing digital disponíveis para te ajudar a realizar as atividades operacionais, organizar a equipe, criar estratégias e mensurar resultados. O grande objetivo é otimizar o trabalho e ao mesmo tempo garantir vendas com ações de marketing digital bem planejadas.

 

Sem dúvidas, as ferramentas de marketing digital se tornam essenciais para organizar o trabalho e não perder oportunidades de atrair leads, vender mais e garantir a satisfação dos clientes. Sem contar, que já ficou mais do que perceptível a necessidade de marcar presença nas plataformas digitais de maneira consistente.

 

Se você está ativo com as ações de marketing digital e já sentiu a necessidade de automatizar algumas atividades é hora de conhecer as principais ferramentas de marketing digital do mercado.

 

Ferramentas das marketing digital para otimizar o trabalho

 

5 Principais ferramentas de Marketing Digital

O marketing digital abrange diferentes atividades. Criação de conteúdo para as redes sociais, textos informativos e desenvolvimento para sites e blogs, e-books, e-mails, anúncios de mídia, criação de vídeos, entre outras.

 

Todas essas atividades garantem a divulgação, reconhecimento, autoridade e posicionamento de uma marca no ambiente virtual. São ações separadas com objetivos que se complementam. Juntas elas cumprem inúmeros papéis que garantem a sustentabilidade dos negócios.

 

Ao definir as ações que a sua empresa deseja realizar, é importante avaliar a necessidade de incluir ferramentas de marketing digital para que seja possível a execução.

 

Além de facilitarem o trabalho e permitirem ações específicas, essas ferramentas contribuem para cumprir a legislação, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e possibilitam enxergar resultados de maneira mais estratégica, guiando as futuras ações. Confira as ferramentas essenciais para o marketing digital:

 

1. Ferramentas de Automação de e-mail marketing – Automatizar o envio de e-mail muitas vezes parece desnecessário. Porém as ferramentas que possibilitam realizar envio de mensagens por e-mail não realizam apenas o disparo da mensagem no dia e hora que você deseja, elas contam com inúmeras ações complementares essenciais para estabelecer um relacionamento com os seus contatos.

 

Além de manter o contato, as ferramentas de automação de e-mails contribuem para cumprir as regras exigidas na Lei Geral de Proteção de Dados, em que o envio deve seguir regras de inclusão ou exclusão caso o contato não queira mais receber suas mensagens, respeitando as vontades do seu cliente de maneira correta.

 

Entre as ferramentas de automação de e-mails mais usadas estão: RD Station, Active Campaing, Lead Lovers, Fleeg, entre outros.

 

2. Ferramenta para captação de leads – Uma das necessidades mais comuns dos empreendedores é captar novos leads. Essa ação é normalmente realizada por meio de entrega de materiais ricos, como os e-books, cartilhas, ou ainda com inscrição de cursos online, webinar e outros.

 

Em uma página online, denominada Landing Page, são criados formulários para inscrição ou entrega desses materiais ricos. Quando um determinado contato interessado acessa essa Landing Page ele é convidado a deixar seu contato em troca da participação gratuita em um curso ou acesso ao e-book grátis.

 

Para facilitar a criação dessas páginas, são utilizadas ferramentas que disponibilizam o serviço de criação de Landing Page, sendo possível captar leads de forma legal e iniciar um relacionamento duradouro, perseguindo o lead em todas as etapas da jornada do cliente.

 

Muitas ferramentas que possibilitam criar a automação de e-mail também oferecem essa função de criação de Landing Pages para captura de novos leads. Exemplo disso são as ferramentas citadas acima: RD Station e Lead Lovers.

 

Elas entregam esse serviço por meio de pacotes que devem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada empresa. No momento de contratar uma ferramenta de automação de marketing digital, vale se atentar para traçar as ações corretas para cada etapa do funil de vendas. Determinando então a quantidade de envios de e-mails e criação de landing pages necessárias.

 

3. Ferramenta para Programação automática de postagens nas mídias sociais – Atualmente as mídias sociais são plataformas essenciais para uma empresa ser encontrada. Segundo o estudo Webshoppers de 2021, 30% das buscas relacionadas ao departamento de vestuário, como roupas e calçados, acontecem nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

 

É por isso que determinar as hashtags corretas e manter postagens frequentes podem impulsionar as vendas de produtos e serviços nas redes sociais.

 

Por isso, apostar em ferramentas que te ajudem a programar as postagens em dias e horários corretos podem fazer toda a diferença. Já imaginou se você quiser lançar um cupom de desconto para uma promoção como a blackfriday e ter que fazer todas as postagens manualmente em cada uma das plataformas, às 0h da quinta-feira?

 

As chances de errar são inúmeras, por isso as ferramentas podem te ajudar a programar e ao mesmo tempo checar os posts que vão entrar em cada uma das suas plataformas de redes sociais.

 

Essas ferramentas também ajudam a analisar e acompanhar os resultados de engajamento das redes, com relatórios analíticos que podem contribuir para manter ou mudar suas estratégias nas mídias sociais.

 

Exemplos de ferramentas que podem te ajudar a programar os posts nas redes sociais são: Buzzmonitor, Etus, Buffer, Postgrain, Hootsuite e Mlabs.

 

4. Ferramenta para definir palavras chave e otimizar textos – Fazer o estudo das palavras chaves antes de produzir um texto é tarefa comum dos profissionais redatores, os conhecidos copywriters.

 

Essa é uma estratégia básica de otimização de SEO (Search Engine Optimization), que significa Otimização para Mecanismos de Buscas, em português. Essa estratégia é usada para criar conteúdo de sites e de blogs a fim de garantir o aparecimento nas primeiras páginas dos buscadores da internet, como o Google e o Bing por exemplo.

 

Para que o texto seja escrito com as palavras chave corretas, que façam os internautas encontrarem aquilo que realmente buscam, existem ferramentas que analisam esses termos e contribuem para que o texto contemple todas as palavras que façam sentido com as necessidades dos leitores.

 

Entre as ferramentas mais usadas para contribuir com a produção de textos e páginas otimizadas estão: Google Search Console, SEMRush, Ubersuggest, Keyword Planner, Keyword Explorer, Google Trends, Answer The Public.

 

Além das palavras chave, algumas dessas ferramentas contribuem também para analisar páginas de um determinado site e assim encontrar pontos de melhorias para os conteúdos que foram escritos nelas São os casos do Google Search Console e da SEMRush. Vale conferir.

 

O objetivo é guiar os profissionais na construção de uma página online otimizada e com um conteúdo relevante para elas serem encontradas com mais facilidade, atingindo o público ideal, solucionando problemas e, ao mesmo tempo, respondendo aos robôs dos buscadores.

 

5. Ferramentas analíticas – Toda boa estratégia precisa de uma boa análise. Isso vale para qualquer área, mas quando falamos em vendas e ações de marketing digital, temos que fazer análises a todo o momento.

 

O imediatismo exige que todas as ações sejam bem calibradas e guiadas com assertividade. Apenas dessa forma é possível mudar ou manter estratégias para oferecer resultados expressivos.

 

Nesse contexto, uma das principais ferramentas de análise digital é o próprio Google Analytics.

 

De maneira geral, o Google Analytics mostra estatísticas de um site para ajudar na otimização de campanhas de marketing, como no caso dos anúncios. Por meio dos dados que a ferramenta verifica, é possível entender quais são as páginas mais visitadas e quais as estratégias que estão gerando melhores resultados.

 

Todas as ferramentas citadas acima são essenciais para o trabalho de marketing digital. Elas contribuem facilitando desde as ações para atrair leads qualificados, quanto para fidelizar os seus clientes. Porém, essas ações precisam de estratégias corretas feitas por especialistas de marketing digital. Se não o resultado acaba prejudicado.

 

Uma boa estratégia de inbound marketing, somados as ações de produção de conteúdo e vendas fazem grande diferença para sua empresa ganhar destaque no mundo digital.

 

Quer ajuda com as estratégias de conteúdo para trazer visibilidade para sua marca? Leia nosso artigo: 10 Dicas para montar uma estratégia de conteúdo correta.

 

Continue acompanhando nossos conteúdos e se precisar de ajuda é só entrar em contato com a gente. Clique aqui!

Veja também